A metrologia na nossa trajetória.

Sabemos que a Metrologia é a ciência das medições e que ela faz parte da nossa história, desde o nosso surgimento.

O que teria em comum a construção das Pirâmides Egípcias a espaçonave que levou o homem a lua?

Certamente em ambos os casos existiu uma Metrologia forte para fazer com que tudo se concretizasse.

Fiquei pensando sobre quando realizei as minhas primeiras medições e lembrei quando acompanhava o meu irmão Danilo nos treinos de atletismo no qual ele corria muito e eu com 9 anos apenas tinha a missão de cronometrar e medir o tempo no qual ele levava para correr 100m que éra por sinal a sua especialidade.

Passou o tempo e com 18 anos tive a oportunidade de ser escolhido pelo CETEMP – Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão para estagiar em um dos principais laboratórios de Metrologia do país.

Eu recém havia ingressado na Eng. Mecânica e fiz a entrevista e logo após fui para o nosso litoral no qual eu costumava ficar muitas vezes de dezembro a fevereiro, quando uma vizinha bateu na porta da nossa casa, trazendo a notícia de que eu havia sido chamado para iniciar este desafio. Naquela época poucas pessoas tinham telefone na praia então a turma se ajudava e tudo se resolvia.

Em seguida muitas pessoas vieram conversar comigo interessadas em saber o que eu iria fazer neste Centro Tecnológico e a imaginação foi fértil, pois nem eu havia entendido muito bem o que seria.

Alguns vieram me perguntar se eu saberia tudo sobre o tempo?

Neste caso eu soube explicar que eram coisas diferentes.

Penso que as nossas escolas e universidades deveriam focar mais no ensino desta ciência, pois a Metrologia está presente nas indústrias, hospitais, farmácias, ruas, mercados, açougues, enfim em muitas coisas importantes.

Sou filho e neto de professores e tenho uma grande satisfação de poder disseminar o conhecimento nas áreas de Metrologia e Qualidade e tive um ano muito interessante no qual pude treinar pessoas de diferentes estados do Brasil no formato presencial e EAD.

Percebo uma evolução muito forte quanto ao interesse das pessoas por estes temas e posso dizer com certeza que tivemos um recorde de pessoas físicas se inscrevendo nos treinamentos e investindo no conhecimento com recursos próprios, pois nem sempre as empresas estão dispostas e com condições de investir.

A Metrologia esta cada vez mais saindo dos Laboratórios tradicionais e indo para o “chão de fábrica” e isto é fantástico, pois com o advento da indústria 4.0 precisamos investir em tecnologia e detectar falhas em tempo real, desperdiçando cada vez menos recursos humanos e materiais.

Eu acredito que a Metrologia ainda irá evoluir muito e que cada vez mais iremos usufruir dos benefícios do controle da qualidade e da precisão que ela provê.

E você quando realizou as primeiras medições?

Este último texto do ano tem o objetivo de ressaltar a importância da Metrologia e agradecer a todos que estiveram com a gente neste desafio de termos uma Metrologia cada vez mais forte no nosso país.Forte abraço e ótimas festas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s