Cuidado com a Balança!

A balança é um equipamento de medição mais populares e que está presente em indústrias, farmácias, mercados, restaurantes entre outros locais.

Podemos dizer também que é um dos dispositivos de medição com maior ocorrência de manutenção, independente da marca e modelo.

Pelo fato de ser muito sensível e requerer muito cuidado no seu manuseio gera muito trabalho para quem possui a missão de manter toda a instrumentação em dia e disponível de forma adequada para o seu uso.

Trata-se de um equipamento no qual o INMETRO, através da sua divisão de metrologia legal, fiscaliza empresas de diferentes segmentos que vendem por peso ou não, tendo este o intuito de garantir a defesa do consumidor.

O controle é feito através da portaria 236 e este documento, resulta em muita polêmica, pois muitos defendem que deveriam ser submetidas a “blitz” somente empresas que vendem por peso.

Resolvi postar aqui neste artigo, sugestões de cuidados com balanças, que você pode utilizar para orientar e treinar a sua equipe, visando que este problema de manutenção constante seja minimizado.

Vamos lá então, segue abaixo as recomendações:

É preciso que ela fique em locais onde não haja luz solar e nem incidência direta de correntes de ar e até mesmo do ar condicionado, uma vez que há uma série de fatores que podem influenciar na medição.

O ideal é que quando se tratar de balanças analíticas ou semi-analíticas que elas fiquem em salas especiais de pesagem, com temperatura e umidades mais controladas.

As balanças para laboratório são usadas para medir massa com o máximo de exatidão, oferecendo resultados mais confiáveis e seguros. O instrumento é delicado e requer uma manipulação especial, com o máximo de técnica e cuidado para garantir a medição correta sem danificá-lo.

  • Mantenha o peso do prato sempre centrado;
  • Use luvas para segurar objetos, evitando a transferência de umidade;
  • No prato da balança, use somente metais não-reativos, materiais vítreos ou plásticos não-reativos;
  • Adote procedimentos que garantam a não contaminação da balança, especialmente por ações microbacterianas;
  • A balança deve ser limpa constantemente, principalmente quando se comercializam produtos que deixam resíduos. Ao limpar o instrumento, muita atenção para as instruções do manual.
  •  Não utilize produtos agressivos, pois podem danificar os componentes da balança ou o lacre.
  • Não “jogar” a mercadoria a ser pesada no receptor de carga da balança.
  • Não deixar objetos sobre o receptor de carga quando a balança estiver em “descanso”;
  • Evitar movimentações e se for necessário travar o instrumento antes de ser transportado.
  •  
  • É recomendável a manutenção preventiva do instrumento, por meio de serviço periódico que vise manter o equipamento em perfeitas condições de utilização.
  • Não deve permanecer em uso a balança que esteja com o sistema de lacre danificado ou que apresente seus componentes avariados ou quebrados, tais como: pés, dígito de leitura da pesagem, etc. Nesses casos, retire o instrumento de uso e providencie a manutenção imediata.

  • Atente para as instruções fornecidas pelo fabricante quanto à instalação, manuseio, transporte, voltagem correta.
  • A balança deve funcionar sobre uma superfície plana, sem trepidação, pó e salinidade, que podem agredir seus componentes, longe de objetos que impeçam a livre movimentação do prato de pesagens, fatores que prejudicam o resultado das medições.
  • O instrumento deve sempre trabalhar nivelado, pois o desnivelamento provoca erros nas pesagens. O nível de bolha e os pés com altura regulável são os dispositivos apropriados para nivelar o instrumento. Portanto, evite o uso de calço, mesmo com a finalidade de alcançar o nível desejado.
  • Toda balança descarregada deve indicar leitura de pesagem igual a zero. Caso isso não ocorra verifique o nivelamento e, se o problema persistir, retire o instrumento de uso e leve-o para manutenção.

Então pessoal, espero que tenham gostado das recomendações e havendo mais alguma sugestão, você pode postar aqui.

Forte Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s